quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lições sobre a Criação.

Queridas(os) professoras da EBD, gostaria de compartilhar com vc um material que elaborei para os professores na igreja onde sirvo a Deus.Espero que seja útil pra você,são 9 lições sobre a criação, com sujestões e subsídios pra ajudar em sala de aula.Que Deus te abençõe, se vc gostou pode copiar, mas não deixe de comentar e dar os créditos do meu trabalho no seu blog.
A criação
Obra de Deus!
Aulas com o tema:     A criação
          O assunto pode ser trabalhado por  anos consecutivos com crianças da classe “Cordeirinhos de Jesus”. Compreendemos plenamente  que a criança não se cansa de ouvir as mesmas histórias, e a palavra de Deus deve ser inculcada na mente dos nossos pequeninos , para que possam guardar estes ensinos em seus corações e  mentes por toda a sua vida.
          Este material é apenas um apoio para seu trabalho, mas não esqueça a criatividade e imaginação será essencial para valorizar e tornar suas aulas mais atrativas.
O 1° dia da criação: Luz e trevas, dia  noite.
1-Versículo para Memorizar: E viu Deus que a luz era boa. Genesis 1.4a
2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.
3-Motivando: Fazer questionamentos orais sobre quem fez os bichinhos, sol, a florzinha, etc.?
4-Louvor: A música oficial cantada todos os domingos é: Melô da criação ( Aline barros) Cantar somente o 1° dia da criação. Podem ser cantadas outras musiquinhas relativas ao assunto.
5-Base Bíblica: Gênesis 1.1-5
6-Momento da história: Lembre sem visuais não é possível dar uma boa aula para os pequeninos!
Conte para as crianças que ha muito tempo atrás só existia Deus, então ele teve a idéia de criar um mundo bonito pois tudo era muito escuro e sem graça!
Então ele começou a fazer o nosso mundo, e as coisas apareciam cada vez que ele falava, que legal né crianças? Parecia até mágica!
E foi a assim: Deus disse: - Haja luz! E o escuro fugiuuuuu!!!!
Então Deus chamou a luz de  dia,  e a escuridão de noite. E assim foi o 1° dia da criação... que legal!!!!
Para esse momento mágico que é a história, você pode usar gravuras da escuridão e depois colar uma luz, fazer uso do número 1 para as crianças associarem ao 1° dia da criação. Claro que o seu tom de voz, com suspense, surpresa e alegria tornarão a história muito interessante.
7-Fixando: Entregue aos alunos um desenho sobre a luz a as trevas, para pintarem ou colarem papel preto e branco. VER Anexo 01.
                                                                         Anexo 01

O 2° dia da criação: Céus, terra e separação de águas.
1-Versículo para Memorizar: No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1
2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.
3-Motivando: Leve seus alunos até o pátio onde possam olhar para o céu. Pergunte o que eles vêem, e quem pode ter feito isso? Mostre também gravuras de lagos, rios, chuva, cachoeiras, poços, mares e os mais variados locais onde possa ter água. Pergunte se eles já foram a algum lugar assim, se gostam etc.
4-Louvor: A música oficial cantada todos os domingos é: Melô da criação ( Aline barros) Cantar o 1° e 2° dia. Podem ser cantadas outras musiquinhas relativas ao assunto.
5-Base Bíblica: Gênesis 1.6-10
6-Momento da história: Lembre sem visuais não é possível dar uma boa aula para os pequeninos!
Lembre seus aluninhos do que aprenderam no domingo anterior, o que Deus fez no 1° dia da criação?
Hoje vamos descobrir o que será que Deus vai inventar no 2° dia? Bom Deus pensou vou dizer coisas boas como: apareçam os céus... hum que legal então tudo ficou azul, com nuvens branquinhas que pareciam algodão....Depois como ele gostou muito do azul do Céu, ele criou as a águas azuis em todos os lugares, rios, mares, lagos , lindas cachoeiras! O mundo estava mesmo ficando lindinho!
Para terminar seu trabalho no 2° dia Deus mandou aparecer à terra seca.
Nesta aula leve uma cartolina azul e vá contando a historinha cole nuvens feitas de algodão e depois ondas em tom azul mais escuro, representando as águas e por fim um papel marrom representando a terra.
7- Fixando: Entregue aos alunos a folhinha com as imagens do que aprendemos hoje, leve algodão para q  eles colem nas nuvens e areia para colar na terra seca.Ver anexo 02

O 3° dia da criação: Plantas e frutos.

1-Versículo para Memorizar: E disse Deus: Produza a terra erva verde. Gênesis 1:11
2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.
3-Motivando: Leve seus alunos a um local com bastante grama e árvores, como uma praça, pergunte a eles se gostam da natureza, da sombra das árvores e das plantinhas e florzinhas?
Depois peguem folhas de árvores e voltem para a sala.
4-Louvor: A música oficial cantada todos os domingos é: Melô da criação ( Aline barros) Cantar o 1°,2° e 3° dia. Podem ser cantadas outras musiquinhas relativas ao assunto.
5-Base Bíblica: Gênesis 1.11-13
6-Momento da história: Lembre sem visuais não é possível dar uma boa aula para os pequeninos!
Relembre aos alunos o que Deus criou nos dias anteriores. Continue a conversa que tiveram na praça  pergunte o que eles viram ali? A partir das respostas conte a história... Crianças, Deus tinha feito a terra o céu e as águas, o mundo tinha poucas cores então Deus disse: Haja plantas verdinhas em vários tons!!! Então tudo começou a ficar verde em muitos lugares que legal!!!!! Surgiram árvores, grama, plantas pequenas e grandes. Deus queria mais cores o mundo estava ficando muito lindo e colorido. Então Deus ordenou as árvores e plantas produzirem flores e frutos, UAU, apareceram flores de todas as cores e tamanhos, rosas, margaridas, violetas e muitas outras... e frutas que delícia, banana, maçã, mamão, pêra, etc. o mundo estava belíssimo não é crianças e assim foi o 3° dia.
Nesta aula leve galhos de árvores e vá contando a história, aos poucos coloque frutas penduradas nos galhos e leve também mudas de flores diferentes e coloridas para ilustrar a história. Se você achar difícil este método use TNT verde e cole árvores desenhadas em cartona, frutos de papel colorido e flores também. .
7- Fixando: Entregue aos alunos a folhinha com as imagens do que aprendemos hoje, peça para as crianças colarem as folhas que recolheram na praça e peça para pintarem e desenharem belas frutas e flores..Ver anexo 03


O 4° dia da criação: Os luminares ( Sol, lua e estrelas)
1-Versículo para Memorizar: Fez Deus os dois grandes luminares. Gênesis 1:16a
2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.
3-Motivando: Faça perguntas como: Crianças como vocês sabem que é dia ou noite? Vocês gostam do sol? Da Lua e estrelas? Sabem quem fez isso tudo?
4-Louvor: A música oficial cantada todos os domingos é: Melô da criação ( Aline barros) Cantar o 1°, 2°,3°e 4° dia. Podem ser cantadas outras musiquinhas relativas ao assunto.
5-Base Bíblica: Gênesis 1.14-19
6-Momento da história: Lembre sem visuais não é possível dar uma boa aula para os pequeninos!
Não se esqueça de recordar os dias da criação, para isso use um dado grande e cole em cada lado um desenho referente aos sei dias da criação e recorde assim os ensinos anteriores. (Ver anexo 04).
Fale para as crianças que Deus olhou para o céu e viu que podia ter mais luz de dia e por isso ele criou o sol, além do mais ele nos aquece com seu calor e ilumina nossos dias, e de noite tudo estava escuro... ai que medo!!! Mas Deus disse haja luminares para a noite e apareceu a Lua e as estrelinhas que iluminaram o céu, a noite ficou linda demais!
Nesta aula mostre para as crianças uma gravura do céu sem o sol e sem a lua e estrelas e depois outra com o sol e a noite com estrelas e a lua.
7- Fixando: Entregue aos alunos a folhinha com as imagens do que aprendemos hoje, para pintarem e colarem gliter colorido..Ver anexo 05

 O 5° dia da criação: Aves dos céus e animais do mar.
1-Versículo para Memorizar: E Deus criou as grandes baleias. Gênesis 1:21a
2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.
3-Motivando: Questione as crianças sobre que animais voam? E Que bichinhos vivem no mar?
De onde lês vieram? Como apareceram?
4-Louvor: A música oficial cantada todos os domingos é: Melô da criação ( Aline barros) Cantar o 1°, 2°,3°,4° e 5° dia. Podem ser cantadas outras musiquinhas relativas ao assunto.
5-Base Bíblica: Gênesis 1.20-23
6-Momento da história: Lembre sem visuais não é possível dar uma boa aula para os pequeninos!
Lembre seus aluninhos do que aprenderam nos domingos anteriores com uso do dado gigante e a seguir fale o assunto de hoje. Fale que o mundo estava muito quietinho... Peça para que todos fiquem bem silenciosos, somente se ouvia o som das águas, o vento a soprar e balançar as árvores, que calmaria... Sabem crianças, não existia nem um bichinho no mundo, nem um mosquitinho!!!
Então Deus imaginou muitas coisas lindas e bichos de todas as cores, tamanhos e jeitos diferentes, e ele disse: Apareçam nos céus aves de todos os jeitos que voem e andem pela terra. Vocês sabem o que são aves? São animais que tem penas, duas pernas, bico e colocam ovos. Conhecem alguma ave? Depois o céu e a terra se encheram de aves coloridas, muitas cantavam como o canarinho, o papagaio e etc. Então Deus olho para as águas   e percebeu que estavam vazias então pensou vou encher os mares de belos bichinhos... o que será eu Deus vai colocar para morar nas águas?Isso ele colocou peixes, tartarugas, baleias, etc. Oh como o mundo está ficando lindo e agitado não é mesmo?
No início da aula no momento que você vai falar para fazerem silêncio poderás levar um som com os barulhos do mar e vento soprando. Nesta aula você pode levar figuras de animais e ir colando num  painel onde tenha o céu e as águas, ou então confeccione uma caixa grande com papel celofane azul picado ( representa o mar) e outra parte um azul do céu , e árvores onde as aves possam pousar nos galhos, leve bichinhos de plástico representado as criatura  do mar e as aves.Vá colocando os bichos aos poucos, se desejar os alunos poderão colocar os bichinhos na caixa.Se desejar leve um pintinho ou passarinho de verdade, eles vão amar!
7- Fixando: Entregue aos alunos a folhinha com as imagens do que aprendemos hoje,os alunos podem colar penas nas aves e bolinhas de crepom nas águas , pintar as ilustrações.Ver anexo 06

O 6° dia da criação: O homem e os animais da terra.
1-Versículo para Memorizar: E criou Deus o homem a sua imagem. Gênesis 1:27a
2- Objetivo: Ensinar as crianças que tudo que foi criado no mundo foi por Deus e sem Ele nada do que foi feito seria feito.
3-Motivando: Mostre o Dado e tudo que Deus criou até o 5° dia. Pergunte o que será que falta no mundo?
4-Louvor: A música oficial cantada todos os domingos é: Melô da criação ( Aline barros) Cantar todo louvor. Podem ser cantadas outras musiquinhas relativas ao assunto.
5-Base Bíblica: Gênesis 1.24-31
6-Momento da história: Lembre sem visuais não é possível dar uma boa aula para os pequeninos!
Continue relembrando os alunos o que aprenderam até este domingo, afinal a lei da repetição é um meio eficaz. Fale do mundo lindo criado por Deus, mas faltava alguém para comandar e cuidar de tudo, quem poderia fazer isso? Isso mesmo... O Homem, e como Apareceu o ser humano crianças? Através da palavra como as demais coisas? Não!? O homem, Deus fez com suas próprias mãos, que legal não é mesmo? NESTE DIA Deus também fez a mulher e os animais que vivem na terra os mansos e ferozes como o leão!!
Nesta aula leve um painel de TNT azul nele cole as nuvens, a terra com árvores, flores, o mar, os peixes, as aves e depois cole os demais bichos que Deus criou e o homem faça com massinha de modelar ou argila.
7- Fixando: Entregue aos alunos a folhinha com as imagens para pintar. Ver anexo 07.


O 7° dia da criação: Deus descansou ( Fazer uma aula especial para fixação com filme ou vídeo sobre a criação, brincadeiras , doces etc.)


Um lindo lugar Chamado: Jardim do Édem
1-Versículo para Memorizar: De toda árvore do Jardim comerás livremente. Genesis 2.16b
2- Objetivo: Mostrar as crianças que Deus planejou tudo perfeito e lindo para o homem.
3-Motivando: Mostre gravuras de um lugar lindo com muitas flores e árvores... e pergunte se elês gostariam de ir ou estar em um lugar assim? Revele a eles que Adão e Eva moravam num lugar maravilhoso!
4-Louvor:O céu é um lindo lugar.
5-Base Bíblica: Genesis 2.8-25
6-Momento da história: Lembre de  levar algo para ilustrar essa história. Fale para seus alunos o que Adão fazia no Jardim, seu trabalho de dar nome aos bichos e cuidar de tudo. Mostre para as crianças que Deus visitava seus filhos todos os dias e lhes dizia o que deviam fazer, eles eram felizes e amigos de Deus! Que coisa linda não é? Os bichos não eram maus, até mesmo o leão os cordeirinhos brincavam juntos, o mal não existia neste lindo jardim, e ainda mais, ninguém morria, não existia dor, nem tristeza. Que bom deveria ser estar neste belo Jardim Chamado Édem! Isso sim era uma história feliz. Mas lamentavelmente alguém queria estragar tudo... o que será eu vai acontecer? Bom esse história continua no próximo domingo.
Para ilustrar você pode ser usar uma caixa onde você monta um cenário de um belo jardim com rios e animais, aves e Adão e Eva. Utilize bichinhos de plástico e bonecos. E muita imaginação!
7- Fixando: Leve folha em branco para que os alunos desenhem o Jardim do Édem.

Conhecendo o pecado e saindo do Jardim
1-Versículo para Memorizar: Porque o salário do pecado é a morte. Romanos 6.23a
2- Objetivo: Mostrar as crianças que Deus planejou tudo perfeito e lindo para o homem.
3-Motivando: Mostre gravuras de um lugar lindo com muitas flores e árvores... e pergunte se lês gostariam de ir ou estar em um lugar assim? Revele a eles que Adão e Eva moravam num lugar assim!
4-Louvor: Pecado, pecadinho, pecadão. Cuidado olhinho...
5-Base Bíblica: Genesis 3
6-Momento da história: Lembre de  levar algo para ilustrar essa história.Hoje vamos falar de algo muito importante: da obediência! Conte a seus alunos  que devido a um pequeno erro de Eva toda a humanidade foi prejudicada.Quando desobedecemos a alguém poderemos nos dar mal e ainda prejudicar outras pessoas.O pecado entrou no mundo e tudo mudou... Eva e Adão sentiram-se diferentes, não eram mais tão felizes e toda a natureza se transformou... Agora o leão se tornou muito feroz e tentou matar a ovelhinha, oh que coisa terrível! Logo o 1° casal se escondeu com vergonha do que fizeram, mas será que podemos nos esconder de Deus? Não! Deus veio visitá-los e perguntou onde eles estavam, e ele já sabia de tudo! Agora Adão e Eva tiveram que sair daquele lindo jardim e teriam que passar muito trabalho para viver ,e iriam conhecer a morte. Que coisa triste não é crianças?!
Por isso cuidado para não pecar, pois isso nos separa do papai do céu!
7- Fixando: Leve folha para colorir.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                






42 comentários:

  1. Senti a paz de Cristo ao ler seu recadinho!!!
    Que Deus continue te abençoando.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele,
    Muito bom receber a sua visita e contar com a sua compahia para trocarmos idéias! Também já me tornei seguidora.
    Beijos, e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. OI MICHELI,
    MUITO BACANA SEU BLOG, E COM CERTEZA DEVEMOS TRABALHAR NOSSOS PEQUENINOS HOJE, PARA QUE ELES NÃO SE ESQUEÇAM DA IMPORTANCIA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.
    BEIJO E DEUS TE ABENÇOE.
    DERILZA

    ResponderExcluir
  4. OI Michele.Estou muito feliz porque achei o que estava procurando sobre a criação,aqui,no seu blog.Que Deus continue te abençoando,pra que voce também abençoe vidas!beijo.

    ResponderExcluir
  5. Deus continue abençoando com graça e sabedoria!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo! Estou começando a dar aulas para os pequeninos agora, nao faço a minima de como tratar com as crianças mas sigo em frente me esforçando e acreditando que quem capacita é o Senhor. Obrigada pela imensa ajuda! Deus abencoe!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo material. Está sendo benção para mim. Deus continue abençoando seu trabalho.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Graca e paz amada eu amei essa semana ja ponho em prática bjs Deus abençoe

    ResponderExcluir
  9. Graca e paz amada eu amei essa semana ja ponho em prática bjs Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. muito bem elaborada essa lição da crianção vi vária, mais essa está bem complexa, amei o final.
    que Deus continue te abençoando e te dando graça....
    bjssss!!!

    ResponderExcluir
  11. parabéns pelo teu trabalho!muito bom!obrigada por compartilhar!que Deus continue te abençoando e usando tua vida!

    ResponderExcluir
  12. Olá amei as suas idéias pousada vou começar com as crianças quinta feira dia 26 de outubro e estava procurando algumas idéias e encontrei as suas muito bom. Fique com Deus. Meu nome é Cassia , respondi no é mail do meu esposo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito e vamos usar bastante coisas no nosso trabalho com as crianças. Deus abençoe.

      Excluir
  13. Parabéns Michele adorei seu blog e principalmente suas sugestões de como podemos ensinar nossos pequeninos,DEUS abençoe sua vida!

    ResponderExcluir

Oi,estou muito feliz com a sua presença e ainda mais pelo seu comentário.Ele é uma forma de demostrar seu carinho e para que eu possa melhorar.